O que é Espro?

Quem Somos 


A Associação de Ensino Social Profissional – Espro - organização não governamental fundada em 1979 por Rotary Clubes (São Paulo, Leste, Cambuci, Aclimação, Liberdade e República) - acumula experiência e responsabilidade por educar profissionalmente milhares de jovens em todo Brasil. Por ano, são 13 mil jovens capacitados.

Desde 2000, a instituição encaminha jovens para empresas em diversas regiões do país por meio da inserção em Programas de Aprendizagem de acordo a Lei 10.097/00. Outra ação social de grande importância é a Capacitação Básica para o Trabalho (CBT), que acontece de forma gratuita para jovens de diversas cidades.

O foco de atendimento do Espro está em jovens de baixa renda, de 14 a 24 anos, matriculados ou concluintes da rede pública de ensino, inclusive pessoas com deficiência. As famílias também são atendidas por meio de atividades que proporcionam qualidade de vida e estímulo à geração de renda, oferecendo aos pais dos aprendizes oportunidade de inclusão social e qualificação profissional.

Durante todo o período de Aprendizagem, os jovens recebem orientações da área de Acompanhamento, que monitora todo o processo. A mesma equipe faz ainda o atendimento aos gestores das empresas, sensibilizando e tirando dúvidas. Os pais acompanham de perto o desenvolvimento dos jovens por meio de reuniões periódicas, coordenadas pelo Núcleo de Apoio e Desenvolvimento Social.

Sistema Didático próprio, instrutores capacitados e um Sistema de Avaliação on line, desenvolvido especialmente para associação, são diferenciais do Espro. Para atendimento personalizado ao jovem, a instituição mantém a Central de Relacionamento Aprendiz (CRA). Equipe de consultores especializados, da área de Relações Institucionais, atende e orienta empresas sobre os Programas de Aprendizagem.

A formação cultural também está presente nas ações do Espro. Jovens atendidos pela instituição podem participar, gratuitamente, do Coral Espro ou das Oficinas de Arte, com aulas de teatro, música e dança.

O Espro possui certificações ISO 9001:2008, escopo “Gestão do Vínculo Empregatício dos aprendizes que atuam na cidade de São Paulo”. A SGS (Sociéte Générale de Survillance), empresa francesa de inspeção, teste e certificação, é o organismo responsável pelas certificação.

MISSÃO, VISÃO e VALORES


- Missão: Promover a inclusão social de jovens por meio de ações educativas e inserção no mercado de trabalho.

- Visão: Ser uma instituição do terceiro setor reconhecida pela liderança, excelência, inovação e impacto social por meio de ações educativas.
- Valores: Ética, Excelência, Transparência & Responsabilidade Social.


Empresas 

O Espro possui parceria com cerca de 500 empresas em aproximadamente 902 municípios, o que garante manutenção dos Programas de Aprendizagem em todo Brasil.
Consultores especializados atendem empresas de forma personalizada. Soluções rápidas e inteligentes garantem objetividade e eficácia no processo. Suporte aos tutores dos jovens e coordenadores do Programa de Aprendizagem na empresa, buscando o desenvolvimento integral do aprendiz.

Entre em contato:

Fones: (11) 3124.7136  / 7197 / 7138 / 7132 / 7134

Qual tipo de parceria existente?


·         Contrato: Instrumento utilizado para que o Espro ministre a formação teórica e assume o vínculo empregatício com o aprendiz. A aprendizagem prática acontece na empresa, que cumpre assim sua cota de aprendizes.
·         Convênio: Instrumento utilizado para que o Espro ministre a formação teórica. A empresa assume diretamente o vínculo empregatício e oferece aprendizagem prática ao aprendiz.


Objetivo
Principal ação de inclusão social, o curso de Capacitação Básica para o Trabalho (CBT) é oferecido gratuitamente pelo Espro em diversas cidades: São Paulo, Guarulhos, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Brasília e Campinas.
O objetivo é proporcionar ferramenta para que jovens participem de processos seletivos em empresas parceiras na condição de aprendiz. Desenvolvido pelo Espro, o curso tem foco específico em Técnicas Administrativas. Jovens portadores de deficiências e mobilidade reduzida também recebem a capacitação.

Esta qualificação prévia e anterior ao ingresso nos Programas de Aprendizagem é diferencial bastante forte na contratação destes jovens.


Requisitos para partipação na CBT
Visando um recorte social específico, a CBT é direcionada para jovens com renda familiar de no máximo três salários mínimos.

14 a 17 anos de idade:

·         Ter entre 14 e 15 anos e meio de idade no início do curso
·         Estar matriculado em Unidade Escolar da Rede Pública de Ensino, cursando a 1ª série do Ensino Médio ou o segundo semestre letivo do 9ª ano do Ensino Fundamental
·         Apresentar renda familiar de no máximo três salários mínimos

18 a 21 anos de idade:
·         Estar regularmente matriculado em Unidade Escolar da Rede Pública de Ensino, freqüentando a partir do 9ª ano do Ensino Fundamental ou 1ª série do Ensino Médio, inclusive Educação de Jovens e Adultos, ou ter concluído o Ensino Médio
·         Ter entre 17 e 19 anos no início do curso



1 comentários:

Unknown disse...

Venho por meio desta mensagem solicitar o preenchimento do meu quadro funcional 👏